Integrações empresariais com Azure

Pentare - Consultoria em Tecnologia

Integrações Empresariais com o Azure

*Por Mateus Miranda

 

Em uma empresa, o Azure é utilizado para diversos objetivos. Ele pode ser usado, por exemplo, para desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas, seja para produtividade interna ou entrega ao cliente.

Mesmo que seu negócio não envolva produtos ou serviços digitais, a estrutura que o Azure oferece para coleta e gerenciamento de dados, pode ser uma fonte inesgotável de insights para novas estratégias.

Sua capacidade de lidar com big data, data mining e data lake cria oportunidades de incluir Business Intelligence tanto no atendimento ao cliente quanto na otimização de custos e gestão financeira da empresa. Sua utilização dentro da empresa pode transformar a capacidade produtiva dos setores, entregando resultados mais expressivos causando ganho para a empresa.

O que é o azure?

Azure é a maior plataforma de computação em nuvem do mundo a sua disposição. Um grande conjunto de serviços em nuvem que ajuda a sua empresa a enfrentar seus desafios em tecnologia.

O Azure permite criar, gerenciar e implantar aplicativos usando suas estruturas, ferramentas e linguagens favoritas, entre muitas outas ferramentas.

O logical apps

Os Logical Apps são um serviço de integração em nuvem que ajuda você a agendar, automatizar e orquestrar tarefas, processos de negócios e fluxo de trabalhos quando você precisar integrar aplicativos, dados, sistemas e serviços entre empresas ou organizações.

É uma ferramenta ágil e poderosa capaz de trabalhar com grande volume de dados, e faz parte do termo Low Code (Pouco código), seu desenvolvimento envolve pouca ou nenhuma codificação, facilitando muito o trabalho no dia a dia.

Eles simplificam a forma como você projeta e cria soluções escalonáveis para integração aplicativos, integração de dados, integração de sistemas, EAI (Integração de Aplicativos Empresariais) e comunicação B2B (entre empresas), seja na nuvem, localmente ou em ambos.

Possíveis estruturas de ligação utilizado o Logical Apps

Fonte

E o que podemos fazer com Logical Apps?

  • Processe e direcione solicitações entre sistemas locais e serviços de nuvem.
  • Envie notificações por e-mail com o Office 365 quando ocorrerem eventos em vários sistemas, aplicativos e serviços.
  • Mova arquivos carregados de um servidor SFTP ou FTP para o Armazenamento do Azure.
  • Monitore tweets sobre um assunto específico, analise o sentimento e crie alertas ou tarefas de itens que exigem revisão.
  • E muitos mais.

Exemplo de fluxo utilizando o Logical Apps

Mas você pode dizer que ele é a cara do PowerAutomate, e ele realmente é! Mas isso tem uma explicação: A verdade é que Logical Apps que é a base do PowerAutomate.

O Logical Apps é capaz de realizar algumas tarefas mais complexas de integração que o PowerAutomate, e tudo vai depender do que a empresa precisa para a escolha da ferramenta correta.

Ainda, para facilitar a criar soluções de integração, você pode escolher de uma galeria de conectores pronta para uso que inclui serviços como o Barramento de Serviço do Azure, Azure Functions e Armazenamento do Azure, SQL Server, Office 365, Dynamics, Salesforce, BizTalk, SAP, Oracle DB, compartilhamentos de arquivos e muito mais, tornando o Logical Apps uma ferramenta extremamente útil para sua empresa.

O Service Bus (Barramento de Serviço do Azure)

É um agente de mensagens de integração empresarial totalmente gerenciado, que oferece uma plataforma confiável e segura para a transferência assíncrona de dados e estados.

Os dados são transferidos entre diferentes aplicativos e serviços usando mensagens. Uma mensagem é em formato binário e pode conter JSON, XML ou apenas texto. Junto do Logical Apps, o Service Bus se torna uma ferramenta poderosa para o gerenciamento de filas e integrações.

Alguns cenários de sistema de mensagens comuns são:

  • Mensagens. Transferir dados comerciais, como ordens de venda ou compra, diários ou movimentos de estoque.
  • Separar aplicativos. Melhora a confiabilidade e a escalabilidade de aplicativos e serviços. O cliente e o serviço não precisam estar online ao mesmo tempo.
  • Tópicos e assinaturas. Habilita as relações 1:n entre publicadores e assinantes.
  • Sessões de mensagem. Implementa fluxos de trabalho que exijam ordenação ou adiamento de mensagens.

Filas

As mensagens são enviadas e recebidas a partir de filas. As filas armazenam mensagens até que o aplicativo de recebimento esteja disponível para recebê-las e processá-las.

Exemplo de fila de mensagens do service bus.

Fonte

 

As mensagens em filas são ordenadas e recebem carimbo de data/hora na chegada. Quando aceita, a mensagem é mantida protegida em armazenamento com redundância. As mensagens são entregues em modo pull, e somente quando solicitado.

Tópicos

Também é possível usar tópicos para enviar e receber mensagens. Enquanto uma fila é frequentemente usada para comunicação ponto a ponto, os tópicos são úteis em cenários de publicação/assinatura.

Os tópicos podem ter várias assinaturas independentes. Um assinante de um tópico pode receber uma cópia de cada mensagem enviada. As assinaturas são entidades nomeadas. e elas persistem, mas podem expirar ou se autoexcluir.

Talvez, você não queira que assinaturas individuais recebam todas as mensagens enviadas para um tópico. Nesse caso, é possível usar regras e filtros para definir condições que disparem ações opcionais.

Você pode filtrar mensagens especificadas e definir ou modificar as propriedades da mensagem. O Barramento de Serviço inclui recursos avançados que permitem resolver problemas de mensagens mais complexos. Neste link, você poderá encontrar mais alguns detalhes.

API management

O Gerenciamento de API (APIM) é uma maneira de criar gateways de API consistentes e modernos para serviços de back-end existentes.

Ele ajuda as organizações a publicar APIs para parceiros externos e desenvolvedores internos a fim de desbloquear o potencial de seus dados e serviços.

Empresas em todos os lugares estão procurando estender suas operações para uma plataforma digital, criando canais, encontrando novos clientes e estimulando uma interação mais profunda com os clientes já existentes. O Gerenciamento de API fornece as competências essenciais para garantir um programa de API de sucesso através do envolvimento do desenvolvedor, ideias de negócios, análises, segurança e proteção. O Gerenciamento de API do Azure permite usar qualquer back-end e lançar um programa completo de API com base nele.

Exemplo de Fluxo de dados utilizando APIM.

Alguns benefícios do APIM:

  • Proteção de infraestrutura móvel com a retenção de acesso às chaves de API, impedindo ataques DOS ao usar limitação ou políticas avançadas de segurança como validação de token JWT.
  • Habilitação de ecossistemas de parceiro ISV oferecendo integração rápida de parceiro através do portal do desenvolvedor e criando uma fachada de API para desassociação de implementações internas não prontas para consumo de parceiro.
  • Execução de um programa de API interno oferecendo um local centralizado para a organização se comunicar sobre a disponibilidade e as alterações mais recentes de APIs, retenção de acesso com base em contas organizacionais, tudo baseado em um canal protegido entre o gateway de API e o back-end.

Acelere seus negócios

Crie aplicativos mais rapidamente e entregue valor imediato para seus clientes por meio de abordagens centradas em API. Separe as equipes de front e back-end por meio da simulação de API, de revisões e controle de versão de API e da automatização da documentação da API.

Painel de controle do APIM.

  • Mantenha todas as suas APIs por trás de um único IP estático ou domínio e ajude a protegê-las com chaves, tokens e filtragem de IP.
  • Imponha cotas e limites de taxa refinados e flexíveis. Modifique a forma e o comportamento de suas APIs usando políticas. E melhore a escala e a latência de suas APIs com o cache de resposta.
  • Conecte APIs locais a serviços de nuvem criando uma fachada que permite que você integre os ambientes de nuvem e locais de forma segura.

 

A utilização de ferramentas Azure como o Logical Apps, Service Bus e o Api Managment, oferecem soluções robustas em Integração e gerenciamento de aplicações em nuvem de forma simplificada e prática.

 

Você poderá realizar sua inscrição gratuita e testar os recursos do Azure.

Acesse: https://portal.azure.com

 

Com o mundo dos negócios cada dia mais concorrido surge a necessidade de estarmos cada vez mais preparados para fornecer soluções cada vez mais confiáveis e práticas.

Após adotar as ferramentas citadas no artigo, fomos capazes de fornecer aos nossos clientes, soluções de integrações otimizadas, proporcionando um ganho de negócio muito grande e deixando nossos clientes muito satisfeitos. Com toda certeza recomendamos a plataforma Azure e suas ferramentas.

 

Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/

Imagem: Shutterstock

 

*Mateus Miranda é Desenvolvedor de sistemas, há 4 anos na Pentare atuando com Dynamics 365 Finance and Operations, Customer Engagement e Azure, desenvolvendo e melhorando sistemas corporativos.

Conheça o Dynamics 365 e veja o que há de mais moderno quando falamos de sistemas de gestão empresarial, o CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resourcing Planning).

Dynamics 365 é a suíte de aplicativos de negócios em nuvem da Microsoft que combina funcionalidades de marketingautomação de vendasatendimento a clientes, operaçõesserviços de campo e automação de projeto.

Com o melhor da tecnologia, como Machine Learning, IoT, Business Inteligence, o Dynamics 365 combina análises avançadas e preditivas e fornece valiosos insights que são peças fundamentais para melhorar a gestão da sua empresa.