O uso de mapas mentais na implantação de um sistema ERP

Pentare - Consultoria em Tecnologia

 O uso de mapas mentais na implantação de um sistema ERP

*Por Marcos Tadeu Wolf 

O termo “mapa mental” foi criado pelo pesquisador inglês Tony Buzan. Durante a faculdade, devido as grandes quantidades de informações que recebia e que precisava memorizar, ele estudou as anotações dos maiores pensadores que encontrou e combinou as abordagens deles com suas próprias pesquisas sobre psicologia, pensamento criativo e memorização, criando assim a técnica de Mapa mental.

Com sua técnica recém-desenvolvida e o sucesso se iniciando, ele escreveu a primeira edição de “The Mind Map Book” que surgiu em 1995, posteriormente, ele criou uma série de livros sobre o assunto.

Mas afinal, o que são Mapas Mentais?

Os mapas mentais, ou “mapas da mente” são voltados para a gestões de informações e de conhecimentos. São representações livres de pensamentos que se dividem a partir de um conceito central, para compreensões e soluções de problemas, melhorando a memorização e o aprendizado.

Eles podem variar de simples a elaborados, podendo ser desenhados à mão ou até pelo computador, incluindo fotos, desenhos, linhas curvas de espessuras variáveis e conterem diversas cores.

Essenciais na hora do estudo, os mapas mentais, reduz, simplifica e seleciona as informações que serão mais relevantes referente ao que está sendo estudado, ajudando nosso cérebro a fazer novas associações velozmente. Melhorando as conexões entre os conceitos-chave, tornando a criatividade mais fluente.

Qual a importância dos Mapas Mentais?

Ao fazermos os mapas mentais, estamos trabalhando com os dois lados de nosso cérebro, o lado racional e o lado criativo, fazendo toda diferença nos estudos. É um método eficaz, melhorando a memória e a compreensão através da representação visual de informações.

Os mapas mentais podem ser usados na hora de expressar suas ideias, de uma maneira mais simples, rápida e direta. Com ele você pode fazer conexões, tendo uma visão mais ampla do assunto e uma rápida compreensão do tema que vem sendo estudado.

Melhorando a produtividade em seus processos de conhecimentos e organização na produção de conteúdo, desenvolvendo uma melhora na concentração, na absorção e lidando melhor com o excesso de informações, tornando um filtro eficaz para os estudos.

É possível utilizar Mapas mentais na Implantação de sistema ERP?

Sim, como explicamos acima, são várias as possibilidades de aplicação dos Mapas mentais, e podemos utilizá-los para simplificar a compreensão de qualquer assunto, uma das vantagens é estruturar e criar o planejamento estratégico, colaboração e concepção de um projeto, ação ou até definição de processos.

Para facilitar a assimilação de nossos clientes sobre o relacionamento de parâmetros do sistema, entre os principais dados mestres do ERP, aqui na Pentare, nosso time de Consultoria tem utilizado mapas mentais.

Usos comuns de mapas mentais na Implantação de sistema ERP: 

  • Planejamento;
  • Gerenciamento de reuniões;
  • Brainstorming;
  • Tomar notas.

Exemplos que você pode aplicar o Mapa mental: 

  • Entidade legal;
  • Estabelecimento fiscal;
  • Cliente;
  • Fornecedor;
  • Produto;
  • Processos de compras;
  • Processos de vendas;
  • Integrações.

 

Dê asas a imaginação, não existem regras!

Ferramentas para criar os Mapas Mentais

Xmind: https://www.xmind.net/

Download: https://www.xmind.net/download/

Licenciamento: https://www.xmind.net/pricing/

Mindmister: https://www.mindmeister.com/

Licenciamento: https://www.mindmeister.com/pt/mind-map-pricing

* Marcos Tadeu Wolf é Consultor Funcional do ERP Microsoft Dynamics 365 F&O da Pentare e há 10 anos atua na área de TI prestando consultoria em soluções Microsoft.

Foto: Shutterstock

 


Conheça o Dynamics 365 e veja o que há de mais moderno quando falamos de sistemas de gestão empresarial, o CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resourcing Planning).

O Dynamics 365 é a suíte de aplicativos de negócios em nuvem da Microsoft que combina funcionalidades de marketing, automação de vendas, atendimento a clientes, operações, serviços de campo e automação de projeto.

Com o melhor da tecnologia, como Machine Learning, IoT, Business Inteligence, o Dynamics 365 combina análises avançadas e preditivas e fornece valiosos insights que são peças fundamentais para melhorar a gestão da sua empresa.