16 3323-9570 contato@pentare.com.br

Planejamento baseado em prioridades: Como otimizar a cadeia de suprimentos.

Pentare - Consultoria em Tecnologia

 

ptr

Planejamento baseado em prioridades: Como otimizar a cadeia de suprimentos.

 

 

*Por Equipe Pentare

 

No gerenciamento da cadeia de suprimentos, quando você tem uma demanda urgente, deseja que ela seja priorizada em todo o sistema de planejamento. O planejamento baseado em prioridades pode ajudar as empresas a otimizar sua cadeia de suprimentos, aumentando os níveis de serviço e reduzindo os níveis de estoque.

 

No gerenciamento da cadeia de suprimentos, quando você tem uma demanda urgente, deseja que ela seja priorizada em todo o sistema de planejamento. A capacidade de habilitar um fator tão amplo, mas flexível, como priorização, agora está disponível no Dynamics 365 Supply Chain Management.

O planejamento baseado em prioridades pode ajudar as empresas a otimizar sua cadeia de suprimentos, aumentando os níveis de serviço e reduzindo os níveis de estoque. A onda de lançamento 2 de 2021 inclui uma visualização pública desse recurso para o Suplemento de Otimização de Planejamento para Dynamics 365 Supply Chain Management.

 

Benefícios do planejamento baseado em prioridades

Esse recurso adiciona suporte para planejamento orientado pela demanda, que é uma das cinco etapas relacionadas ao planejamento de requisitos de material orientado pela demanda. Com o planejamento baseado em prioridades, a otimização do suprimento para cobrir a demanda é baseada em prioridades, não em datas de necessidade, que são usadas no planejamento de necessidades de material clássico.

O planejamento baseado em prioridade permite priorizar os pedidos de reposição para garantir que a demanda urgente seja priorizada em relação à demanda menos importante. Por exemplo, um pedido de reposição de estoque será priorizado em relação a um pedido de reposição padrão.

Além disso, o sistema pode dividir automaticamente grandes pedidos, em pedidos menores, separados, com diferentes prioridades atribuídas a cada pedido. Essa abordagem fornece cobertura da parte crítica de um reabastecimento de estoque, em vez de simplesmente reabastecer os depósitos ao máximo com um único suprimento. Isso minimiza o risco de ruptura, otimizando o uso do suprimento disponível.

Outro benefício do planejamento baseado em prioridade é que a prioridade pode ser usada para comparar a importância de pedidos relevantes entre produtos e locais durante o planejamento de execução.

Amplo impacto do valor de prioridade de planejamento

O novo campo, Prioridade de planejamento, agora está disponível para pedidos de compra, pedidos de venda, pedidos de transferência, pedidos planejados e linhas de previsão. Esse valor é a espinha dorsal do planejamento baseado em prioridades; é usado para definir a importância da demanda e da oferta.

A prioridade de planejamento geralmente é definida pelo cálculo do planejamento mestre relacionado a uma ordem planejada ou por um valor padrão quando criado manualmente. Os usuários podem modificar o valor da prioridade de planejamento quando necessário. Por exemplo, pode ser importante ajustar o valor para honrar a importância de um pedido de vendas crítico. Para pedidos entre empresas, o valor da prioridade de planejamento é mantido em sincronia entre os pedidos de compra e venda vinculados para garantir a transparência de entidades jurídicas cruzadas.

Flexibilidade com o código de cobertura de prioridade

Usando o novo código de cobertura de Prioridade , você pode controlar quando o Planning Optimization usa a prioridade de planejamento durante a vinculação. Isso irá calcular a prioridade de planejamento derivada em pedidos planejados com base nos níveis de estoque e restrições de prioridade de demanda.

Esta adição torna possível uma abordagem flexível com uma mistura de 1) MRP clássico baseado em data usando códigos de cobertura de Mín / Máx , Período ou Requisito , juntamente com 2) cobertura de item usando a nova abordagem baseada em prioridade definida pelo uso da Prioridade código de cobertura.

Modelos de prioridade de planejamento

Os modelos de prioridade de planejamento definidos pelo usuário permitem uma variedade de opções. Uma opção é fazer um cálculo de prioridade DDMRP padrão, com base nos suprimentos disponíveis projetados como uma porcentagem do máximo (consulte “% do máximo” no gráfico a seguir). No entanto, outra opção é usar valores de prioridade de planejamento específicos, com base em intervalos de prioridade.

 Gráfico mostrando a prioridade de planejamento calculada automaticamente

 

Com os intervalos de prioridade, você também pode escolher dividir as ordens planejadas de acordo com os intervalos de prioridade. Isso garante que o suprimento disponível seja distribuído com base no risco de ruptura. Com essa abordagem, você busca atender à quantidade de demanda para atingir o nível máximo de estoque, criando vários pedidos planejados, cada um com prioridades de planejamento individuais. Durante a fixação, é possível agrupar os pedidos planejados com base na prioridade para limitar o número de pedidos reais a serem processados.

No gerenciamento de suprimentos, às vezes o estoque disponível projetado atingirá um nível criticamente baixo porque os pedidos de demanda menos importantes são repetidamente atrasados. Eventualmente, isso aciona uma solicitação de suprimento de alta importância. Quando você ativa a configuração Considerar prioridade de demanda , um novo fornecimento de pedido planejado nunca será atribuído a uma prioridade de planejamento que seja mais importante do que a demanda que acionou o fornecimento. Isso permite que você equilibre a importância do fornecimento ao reabastecer os níveis de estoque em uma cadeia de suprimentos com buffers de estoque.

Como começar com o planejamento baseado em prioridades

  • Habilite a funcionalidade de otimização de planejamento. Para obter mais informações, consulte Introdução ao planejamento de otimização .

  • Em Gerenciamento de recursos, ative “(Visualização) Suporte MRP orientado por prioridade para otimização de planejamento”. Para obter mais informações, consulte a documentação de planejamento baseado em prioridade .

  • Configure seu primeiro modelo de prioridade de planejamento para controlar o cálculo de prioridade de planejamento e o valor padrão da prioridade de planejamento em novos pedidos e linhas de previsão.

  • Configure um grupo de cobertura que inclua seu modelo de prioridade de planejamento.

  • Certifique-se de que pelo menos um produto inclui cobertura de item com prioridade de código de cobertura .

  • Adicione os campos de prioridade de planejamento com destaque aos formulários relevantes, como pedidos planejados.

  • Execute o planejamento mestre e experimente a configuração do modelo de prioridade de planejamento para ver o impacto na prioridade de planejamento calculada nas ordens planejadas.

Assista o vídeo sobre os destaques do planejamento baseado em prioridade:

Fonte: Texto originalmente publicado aqui

Descubra como a Pentare e a LG Lugar de gente pode transformar a gestão de pessoas atráves da tecnologia, pessoas e processos.

Juntamente com processos e sistemas, as pessoas são fundamentais para o crescimento e sustentação dos negócios no mundo de hoje. Por isso, contribuímos para que as organizações atinjam seu potencial máximo, dia após dia.

Modernize seu ERP

À medida que as necessidades da empresa mudam e se expandem, seus sistemas devem acompanhá-las.

Acompanhe nossas redes sociais

Trabalhe com um parceiro certificado e líder em soluções de software de negócios do Microsoft Dynamics 365 ERP e CRM

Com mais de uma década de experiência na implantação e suporte do Microsoft Dynamics 365, somos parceiros líderes em soluções de software de negócios para as principais verticais da indústria.

ptr

Veja também: